Você sabia que existem diferentes tipos de chave de fenda? Essenciais em qualquer caixa de ferramentas, as chaves de fendas são fundamentais para qualquer processo de reforma, auxiliando na montagem e desmontagem dos móveis, instalação de prateleiras, e outras demandas.
Neste artigo, separamos 10 tipos de chaves de fenda, para que você entenda um pouco mais sobre para que cada uma serve e quando elas devem ser utilizadas, o que facilita e otimiza o seu trabalho, confira!

Quais são os principais modelos de chave de fenda?
Chegou a hora de tirar todas as suas dúvidas e descobrir quais são os principais tipos de chaves de fenda e para que cada modelo serve, confira o que descobrimos sobre os tipos de chave de fenda!
1. Tradicional
Esse é o modelo mais simples de chave de fenda, já que seu modelo é indicado para reparos mais simples onde a fenda do parafuso também é simples. Sua ponta é achatada e estreita e seu uso no geral está relacionado a aperto dos móveis, entre eles cadeiras, armários, cabeceiras e mesas.
2. Phillips
A chave Phillips, também conhecida como chave estrela, faz com que muitas pessoas se perguntem sobre a diferença entre estilo de chave de fenda e a chave de fenda tradicional.
A diferença entre elas está justamente na ponta, uma vez que a chave de fenda tradicional possui uma ponta achatada e mais estreita, além de seu uso para apertar ou afrouxar itens mais robustos como a madeira.
Já a chave Philips possui seu corpo mais fino e sua ponta é cruzada, por isso o nome, ela também pode seu utilizada para consertos domésticos ou grandes reformas. Porém, seu uso está associado a materiais que não podem ser tão apertados pelo parafuso, entre eles acrílicos e PVC, que podem rachar e danificar.
3. Torx
Este é um tipo de chave mais robusta e também tem o formato de uma estrela, porém dessa vez com seis pontas. A chave Torx é muito utilizada em equipamentos, no automobilismo e em brinquedos eletrônicos, já que diferentes das duas chaves anteriores ela serve para potencializar a pressão ao apertar um parafuso.
4. Pozidriv
Esta chave é muito similar ao modelo estrela que citamos anteriormente, a principal diferença entre as duas é que além da fenda ser cruzada, ainda temos em sua ponta um pequeno “X” sobressalente.
5. Allen ou Hexagonal
A chave Allen, também conhecida como hexagonal, é muito utilizada na mecânica e indústria automobilística e para dar aperto em porcas e parafusos. O modelo possui seis lados e também é uma chave de uso mais robusto.
6. Tri-Wing
Com seu formato similar a uma hélice de helicóptero, este tipo de chave de fenda é muito utilizada na eletrônica, para reparar equipamentos e telefones. Seu uso não é convencional para atividades domésticas, porém vale ressaltar que precisão e firmeza são pontos de destaque dessa chave.
7. Torq-Set
Com seu uso voltado para a indústria aeronáutica, a chave de fenda Torq-Set traz uma ponta muito específica, com o formato de dois “L” ao contrário, sendo também uma chave robusta.
8. Spanner
Usada geralmente na manutenção de elevadores, esta chave de fenda traz em sua ponta dois pontos, como um plug de tomada. A chave foi desenvolvida para evitar a alteração e manipulação enquanto o reparo é realizado.
9. Robertson
Muito parecida com a chave de fenda do tipo Allen, essa chave é mais uma ferramenta da indústria automobilística, porém a diferença entre as duas está na ponta, pois enquanto uma possui a ponta em hexagonais, a chave Robertson possui sua ponta quadrada.
10. Multidentada
Esta é mais uma chave muito parecida com a modelo Allen e a de modelo Robertson. Também utilizada na indústria automobilística, assim como as demais ela possui entre 8 a 12 dentes, além de possuir formato em “L”.
Como podemos perceber, os tipos de chave de fenda são diversos, porém alguns modelos são mais indicados para o uso doméstico, e as outras são indicadas para tarefas mais robustas, onde a força e precisão são importantes para um serviço bem feito, sendo utilizadas na indústria automobilística e na mecânica.
Vale lembrar que os modelos de chave de fenda podem apresentar tamanhos diferentes, desde os modelos mais tradicionais, utilizados nas tarefas domésticas e reformas, como pequenos conjuntos que apresentam diferentes tipos de ponta em tamanhos menores, sendo uma espécie de kit para todas as horas, quando a maleta de ferramentas não está por perto.
Para que serve a chave de fenda?

A chave de fenda é uma ferramenta de extrema importância como já sabemos, e isso se deve ao fato dela facilitar o trabalho na hora de apertar ou deixar os parafusos mais frouxos.
Os tipos de chave de fenda se diferenciam por conta de suas pontas, que encaixam perfeitamente em diversos tipos de parafuso, proporcionando um perfeito encaixe para realizar o que deve ser feito.
Vale lembrar que as chaves de fenda podem ter tamanhos diferenciados, desde as maiores até as menores, com pontas diferentes, mas que podem ser usadas em qualquer ocasião.
O corpo da chave de fenda é feito em aço e seus cabos também podem ser feitos de diferentes materiais, entre eles: plástico, acrílico, madeira ou emborrachado, dando maior aderência no momento de manusear a peça.
Geralmente o uso da ferramenta está relacionado à montagem e desmontagem de móveis, prateleiras, objetos que precisam de encaixe entre outros, sendo indicado sempre seguir o tipo de parafuso para que se escolha a chave correta para uso.
Como armazenar as chaves de fenda?
O armazenamento de suas chaves de fenda irá influenciar diretamente na vida útil da chave. E vale lembrar que além da forma como as chaves são guardadas, outros tipos de cuidado devem ser tomados para garantir que suas chaves fiquem com você por mais tempo.
As chaves de fenda devem ser guardadas em locais secos, o local mais indicado é a caixa de ferramentas, espaço feito justamente para proteger não só suas chaves de fenda mas como todas as suas ferramentas.
Caso suas chaves de fenda sejam um conjunto, que geralmente ficam juntas em uma só embalagem, dê preferência em manter as chaves unidas na embalagem de origem, dentro da caixa de ferramentas, potencializando ainda mais os cuidados de armazenamento.

Quais os outros cuidados com sua chave de fenda?
Além de investir no bom armazenamento de suas ferramentas, outros cuidados também podem ajudar manter suas chaves por mais tempo, entre eles não utilizar as chaves para outra finalidade a não ser apertar e afrouxar parafusos, de tempos em tempos aplicar uma película fina de óleo lubrificante na ponta para proteger a ponta, além de não afiar a ponta da chave, isso faz com que a ferramenta perca suas propriedades, facilitando sua quebra e perda de resistência.
Agora que você já sabe quais são os principais tipos de chave de fenda e como deve cuidar e armazenar suas ferramentas, na hora de realizar seus serviços escolha a chave correta conforme a cabeça do parafuso, isso irá otimizar o seu tempo, além de oferecer um resultado mais eficiente.
Se você é um iniciante na área da reforma e construção, o ideal é que você adquira um kit que venha com vários tipos de chave de fenda, assim, terá várias opções quando for usar durante a reforma ou resolver um problema. Confira também a Lista de ferramentas que não podem faltar na sua casa! Essa e outras dicas importantes podem ser encontradas em nosso blog, não perca!