Entenda quais são os tipos de lâmpada LED e saiba qual escolher

Cada vez mais populares no mercado de iluminação, as lâmpadas de LED podem ser encontradas hoje em dia nos mais diversos modelos, tamanhos, potências e cores, com uma infinidade de funcionalidades diferentes. As lâmpadas LED também são bastante versáteis e conseguem proporcionar ao ambiente conforto visual e uma diminuição considerável nos gastos de energia.

Para te ajudar a encontrar o tipo de lâmpada LED certo para uso residencial ou comercial em diferentes ambientes, a Eletroluz separou uma lista completa com os os principais modelos disponíveis no mercado e também suas características, preços e aplicações. Confira!

LED Bulbo

Esse é um dos modelos mais comuns encontrados a venda em qualquer supermercado e loja especializada. Também, faz parte da lista de tipos de lâmpadas mais utilizadas. O design das lâmpadas bulbo se assemelha muito ao das já desfalcadas e antigas lâmpadas incandescentes, com formato arredondado e rosca metálica em sua ponta. Mas não se engane, pois esse tipo de LED não tem nada de ultrapassado.

Seu uso é geral e sem nenhuma restrição de ambiente, comercial ou residencial, podendo ser instalada em tetos, luminárias, abajures entre outros. São bivolt, possuem voltagens de 9w, 12w e 20w com preços a partir de 6 reais em média para as voltagens mais baixas.

LED Tubular

Outro modelo semelhante a suas versões antigas, no caso as lâmpadas tubulares fluorescentes, as lâmpadas LED tubulares também são cilíndricas e compridas e de fácil acesso para compra. Os modelos são costumeiramente utilizadas para iluminar lugares amplos e abertos, como salas comerciais, lojas e depósitos, entre outros locais que precisem de iluminação forte.

São facilmente encontradas nas potências 18w, 20w e 36w com preços a partir de 12 reais em média. Também podem se encontradas versões coloridas, com média de preço semelhante as versões brancas.

LED Milho

Com a mesma funcionalidade de sua versão fluorescente, as lâmpadas LED milho servem principalmente para a instalação em luminárias tradicionais para iluminação ampla de espaços. Sua potência é bastante alta, sendo a menor de 4w e a maior de 100w, ainda assim, não emitem infravermelho e ultravioleta, diminuindo consideravelmente a carga térmica do ambiente e com economia de quase 50% nos gasto de energia. Sua média de preço corre a partir de 30 reais para as potências mais baixas.

LED Espiral

As lâmpadas LED espiral podem ser categorizadas dentro da mesma classe que as versões bulbo, já que cumprem com os mesmos objetivos de uso. Seu tamanho leva vantagem nesse caso, já que são levemente reduzidas no comprimento e têm as mesmas medidas de voltagem. São ideais para iluminação residencial e comercial e possuem um ótimo índice de reprodução de cores, funcionando em qualquer posição em paredes e luminárias diversas. Sua média de preço é um pouco mais alta, a partir de 12 reais. Ainda assim são muito econômicas, principalmente por conta de sua duração prolongada.

LED bolinha

Bem menor e arredondada, a lâmpada LED Bolinha é comum para a iluminação direta em mesas e escrivaninhas, aplicadas em luminárias de mesa, ideais para ambientes de leitura recreativa e estudo. São bastante discretas em comparação às versões já citadas e também servem muito bem como opção para penteadeiras e espelhos, ou seja, também são indicadas para uso decorativo.

São costumeiramente encontradas na cor branca, mas podem ser vendidas também coloridas. Os modelos mais simples de 4w não gastam quase nada de energia e têm preço médio de 11 reais, sendo as coloridas para decoração ainda mais baratas, em média pela metade do preço.

LED Vela

Esses são modelos usados principalmente para decoração de ambientes e não possuem potência muito alta. São ideais para a instalação em luminárias de mesa e lustres de onde a lâmpada fica exposta. Os modelos são bem pequenos e ganham esse nome por se assemelharem bastante à chama de uma vela, podendo ser encontrados na cor amarela de baixa intensidade. Seu preço médio é de 10 reais para as versões mais simples e 25 reais para a as mais sofisticadas.

LED com Filamentos

Outro modelo muito usado em decoração — nesse caso, para criar uma ambientação acolhedora em espaços de descanso, principalmente residenciais —, as lâmpadas LED com filamentos são aquelas de iluminação suavemente amarelada. Costumam ficar visíveis, já que possuem baixa potência e não ofuscam a vista. Sua iluminação vem de seus filamentos internos e são encontradas em uma variedade grande de modelos, formatos e cores. Seu preço médio é de 16 reais, podendo alcançar valores superiores dependendo do modelo escolhido.

LED Dicróica e Par

Tanto a lâmpada LED dicróica quanto a lâmpada LED par são utilizadas para a instalação em luminárias do tipo spot, aquelas embutidas nas paredes e forros de gesso. Os modelos são usados principalmente para a iluminação de espaços de uso coletivo com necessidade de luz ampla e não direcionada. Esse tipo de lâmpada LED não esquenta e também não consome grandes quantidades de energia. A versão de 5w branca é a mais comum de ser encontrada, com modelos coloridos também disponíveis. Tem preço médio entre 10 e 15 reais para os modelos mais simples.

Fita de LED

Possivelmente o modelo mais versátil e flexível da lista quando se trata em decoração (tanto em opção de uso, quanto fisicamente), a fita de LED é muito usada para iluminação indireta e sinalização e possui uma grande variedade de cores e tonalidades, sendo alguns modelos vendidos com controle de alteração e variação dessas cores.

Normalmente são vendidas em rolos de 5 metros, de acordo com o modelo, podendo chegar até 600 lâmpadas de LED inclusas nesse rolo. Além de muito econômicas, sua instalação é bastante fácil. As versões brancas podem ser encontradas a venda por preços a partir de 15 reais e as coloridas a partir de 30 reais.

Escolha a lâmpada levando em consideração as necessidades do ambiente

Quando for escolher o tipo de lâmpada LED ideal para sua necessidade, atente-se à voltagem e a funcionalidade que ela promove. Procure sempre por produtos de qualidade alta para garantir que seu espaço seja iluminado de acordo com seu planejamento. Para isso, é preciso se atentar ao que cada ambiente exige. Ambientes internos, por exemplo, serão bem diferentes de ambientes externos, como explicamos no vídeo abaixo:

Aproveite também e descubra alguns dos mitos e verdades sobre as lâmpadas LED aqui no blog. Te esperamos por lá!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Eletroluz

Eletroluz

Bem-vindo(a) ao Blog da Eletroluz! Com quase 3 décadas de presença no mercado, entendemos e valorizamos o conhecimento, ainda mais quando ele é compartilhado. Acreditamos que fornecer conteúdos confiáveis e de qualidade é nosso dever, para promover segurança, conforto e uma melhor relação entre eletricidade e consumidores. Convidamos você a explorar nosso blog, se inspirar em nossas dicas, e compartilhar suas ideias e experiências conosco. Juntos, vamos construir um espaço de aprendizagem e crescimento contínuo! Equipe Eletroluz.

Deixe um comentário